
“Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”. Essa é uma frase já muito popular e que inspira inúmeras pessoas que buscam deixar sua marca no mundo. A frase é atribuída ao poeta cubano José Martí e sugere formas de ter um impacto duradouro no nosso mundo. Confesso que não tenho muitas sugestões de como fazer as duas primeiras medidas, mas quero te ajudar a escrever seu livro!
Publicar um livro parece uma tarefa hercúlea, mas a verdade é que só precisamos de um pouquinho de coragem para começar! Continue lendo para saber como fazer isso.
Seja prático
Neste momento, faça uma ávida pesquisa e anote (seja em um caderno ou em arquivo em Word no computador), para começar a selecionar as melhores ideias. O mais importante é conseguir organizar as informações para encontrar no momento que precisar. Se precisar de mais sugestões de como fazer isso, você pode acessar o nosso post sobre inspiração, no qual apresentamos algumas formas de incitar a criação de novas ideias, especialmente em momentos de bloqueio criativo!
Comece a primeira versão
Com a ideia selecionada em mente, comece a desenvolvê-la, realizando os primeiros rascunhos. O importante nesta etapa é que você se comprometa com o projeto atual, mesmo que ele apresente falhas. Revise e reescreva o quanto for preciso.
Durante essa execução, é importante controlar o lado crítico e focar em levar as ideias até o fim. Caso surja uma nova ideia, anote-a em um local separado para avaliar em outro momento.
Defina objetivos diários
Para criar uma rotina de escrita, procure escrever com uma frequência definida (mesmo que sejam apenas alguns minutos no começo da manhã ou no período da noite), assim você consegue manter o ritmo necessário.
Definir quantas horas você irá se dedicar ao livro ao longo da semana, além de uma meta de palavras, e definir um prazo para terminar a primeira versão do manuscrito são ações que ajudam no comprometimento com o projeto. Quer um exemplo? Você pode definir uma hora para acrescentar de 50 a 150 palavras por dia, com o prazo de 6 meses.
Para aqueles dias mais difíceis, você pode desacelerar e acrescentar uma quantidade de palavras menor do que a estipulada. Caso necessário, aproveite um ou dois dias de descanso. É importante ouvir o que o seu corpo e sua mente estão lhe dizendo e não ultrapassar os limites saudáveis, evitando assim o burnout.
Busque feedback
Ofereça o seu material para que seja feito uma análise, tanto por amigos, parentes quanto por outros escritores (você pode procurar por fóruns de escrita). Peça que essas pessoas apontem falhas no seu manuscrito e partes que poderiam ser mais desenvolvidas. Ouvir críticas nem sempre é algo divertido, mas é muito importante para o seu crescimento criativo.
Lembre-se que a primeira versão da sua obra é apenas o primeiro passo! As revisões são necessárias para lapidar suas ideias e produzir um produto de alta qualidade.
Comece sem medo!
Começar algo novo é sempre assustador, mas necessário para não estagnar. Se você tem uma ideia que deseja compartilhar com outras pessoas, por que não começar hoje mesmo?
Grandes obras não são escritas em um dia. Aceite esse desafio e compartilhe suas histórias com sua comunidade! Quando estiver pronto para publicação, conte com a Tachion Editora!