Muitas pessoas têm o sonho de publicar um livro, já guardam o material em uma gaveta (ou, mais comum hoje em dia, em um HD ou nuvem digital).
Antes de tudo: parabéns! Conseguir transformar uma ideia em um livro não é uma tarefa fácil. Exige muita dedicação, paixão e habilidade. A conclusão do seu original é um marco muito especial, mas é apenas o primeiro passo para conseguir publicá-lo.
O público em geral está acostumado com o sistema tradicional: uma grande empresa adquire os direitos do texto original e assume a responsabilidade de toda a produção editorial. Mas se você está aqui, imagino que não é o que deseja!
O QUE SIGNIFICA SER UM AUTOR INDEPENDENTE?
O autor independente é aquele que assume as rédeas de todo o processo editorial para publicar seu livro. A principal vantagem dessa opção é a autonomia, pois não precisa passar pelo processo de seleção de uma editora tradicional. O resultado final dependerá apenas de suas próprias decisões.
A mesma autonomia é, porém, o principal desafio das pessoas que escolhem essa rota. O autor independente precisa assumir a responsabilidade por todas as etapas técnicas da publicação. Embora a literatura seja uma forma de expressão artística, o mercado editorial é uma indústria profissional e com exigências para assegurar bons resultados comerciais.
Quer saber mais sobre o processo? É só continuar lendo!
OTIMIZANDO SEU MANUSCRITO
Existem algumas etapas que não são exatamente obrigatórias para o autor independente, mas que são parte das boas práticas para assegurar uma boa experiência para o leitor. A melhoria do texto a partir do seu original pode ocorrer através da colaboração com outras pessoas. Dois dos principais processos nesta categoria são a leitura crítica e a revisão ortográfica e gramatical.
A leitura crítica envolve compartilhar seu manuscrito com uma outra pessoa que representa o seu público alvo. Você pode escolher um amigo ou contratar um profissional, mas é importante confiar na pessoa selecionada. Vocês irão trabalhar em conjunto para assegurar que o texto publicado esteja bem organizado e agradará o público alvo. Esteja aberto às críticas e para o incrível processo de crescimento artístico que irá acontecer.
A revisão ortográfica e gramatical é uma etapa mais conhecida. Aqui o autor pode escolher alguns caminhos: fazer a própria revisão, utilizar apenas ferramentas automáticas (como o corretor dos softwares de edição de texto ou inteligência artificial) ou contratar um profissional. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens que serão exploradas em outro post.
REGISTROS E BUROCRACIA
Se o seu objetivo é comercializar seu livro, existem algumas exigências práticas. Vamos entender agora o que são o ISBN, a ficha catalográfica e o registro de direitos autorais.
O ISBN é o registro único do seu livro que permite a criação de um código de barras e a comercialização em sites e livrarias. O código é composto por 13 números e tem validade internacional. No Brasil, a instituição responsável pela sua emissão é a Câmara Brasileira do Livro (CBL).
A ficha catalográfica tem a função de descrever os detalhes da sua obra e permitir a catalogação em arquivos e bibliotecas. Esse documento deve ser emitido e assinado por uma pessoa com título de bibliotecária.
Por fim, temos o registro de direitos autorais. Ao contrário dos outros dois, este não é obrigatório para todas as obras publicadas e comercializadas, mas serve para garantir a segurança do autor. Através do registro autoral, a pessoa declara ser a criadora de um material original. A opção por este registro pode evitar muitas dores de cabeça em casos de disputa sobre plágio ou roubo de propriedade intelectual.
DESIGN E APARÊNCIA
“Nunca julgue um livro pela capa.” Todo mundo já encontrou essa frase por aí, mas a indústria editorial sabe muito bem que esse não é um bom conselho para ter uma publicação bem sucedida!
Dos elementos gráficos de um livro, a capa é a primeira a fazer contato com o público potencial. Os diferentes gêneros literários costumam desenvolver seus próprios padrões para chamar a atenção do público alvo. Vamos pensar aqui: uma pessoa que detesta livros de fantasia teria interesse em um livro com um enorme dragão ilustrando a capa? Provavelmente não e, sendo assim, nem mesmo pegaria o livro para ler um resumo ou a quarta capa. Por isso a capa é um elemento muito importante na comunicação das suas intenções. O profissional especialista no seu desenvolvimento chama-se capista e domina diversas habilidades específicas tanto da área de design, marketing e mercado editorial.
Outros dois elementos essenciais para o sucesso visual do seu livro andam de mãos dadas: o projeto gráfico e a diagramação (muitas vezes também chamada de paginação).
O projeto gráfico define as especificações estéticas de um produto de comunicação. Nesta etapa, a designer responsável pelo projeto irá decidir quais serão as fontes usadas, o tamanho da fonte, em quais situações será usado o negrito ou o itálico, o espaçamento entre as letras e as linhas, dentre outros detalhes. Um bom projeto gráfico garante maior conforto para o consumidor e facilita a compreensão da sua mensagem, além de garantir o melhor custo benefício no momento da distribuição do material. O formato final da publicação tem enorme impacto na definição do projeto, pois publicações impressas e digitais têm padrões bastante diferentes para considerar.
Finalmente, com o projeto gráfico definido, chega a hora de diagramar. É neste momento que o seu texto original vai ganhar aquela carinha de livro publicado! O manuscrito será distribuído nas páginas obedecendo às decisões de design e garantindo a estética mais agradável. O profissional responsável por essa etapa preocupa-se com a aparência das páginas, o posicionamento de ilustrações e gráficos e a boa distribuição das palavras, evitando a divisão de parágrafos ou palavras em pontos que possam causar confusão ou uma aparência desagradável.
DISTRIBUIÇÃO E DIVULGAÇÃO
Pronto! Agora que já temos o arquivo finalizado e aprovado para produção, a parte mais complicada já acabou, certo? Bem… infelizmente não.
Trazer o seu livro ao mundo é apenas o primeiro passo para compartilhá-lo com outras pessoas. É preciso definir onde o livro será vendido; valores para livros físicos e digitais; no caso do livro físico, onde será impresso, quais as especificações para gráfica (tipo de papel, por exemplo), armazenamento e gestão de estoque, logística de entrega…
E como o seu público vai ficar sabendo da existência do seu livro? Existem inúmeras abordagens de marketing para autores independentes. Você precisará definir como será feito o lançamento, como divulgar em redes sociais e sites especializados. Precisa de uma identidade visual bem definida e uma comunicação eficiente.
Garantir o bom posicionamento do seu livro junto ao público e assegurar que ele será distribuído é, na verdade, uma das etapas mais desafiadoras.
A TACHION EDITORA
Agora vem a pergunta: é impossível fazer tudo isso sozinho? A resposta é: depende.
A produção de um livro exige muitos conhecimentos específicos e o contato com inúmeros profissionais. A gestão do processo como um todo pode ser muito trabalhosa.
Precisa de ajuda para trazer seu livro para o mundo? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os serviços de produção editorial da Tachion Editora!