Mesmo quem dá uma olhada na história da humanidade percebe que esses três fatores acima anotados tem sido responsáveis por grandes avanços em termos sociais, tecnológicos e comportamentais.
A ansiedade é o estado de espírito quando tememos algo que não conseguimos visualizar ou descrever objetivamente.
Já o medo , por sua vez, aparece quando testamos diante de uma ameaça concreta. Exemplo: quando vemos um automóvel vindo em nossa direção em alta velocidade.
O sentimento de inferioridade surge quando nos comparamos com uma situação ou alguém que. marcadamente tem atributos maiores do que os nossos.
Pense a respeito e você poderá tirar suas próprias conclusões.
Veja alguns resultados ao longo dos tempos: o uso das cavernas, as construções e evoluções das casas, a formação das vilas, as fortificações, as muralhas…tudo decorrente da fragilidade, do medo e do sentimento de inferioridade.
Pense também no desenvolvimento das armas…a lança, o machado, o arco e flecha, a catapulta, a besta, a pólvora, as armas de fogo, os mísseis…
Tudo isso e muito mais para fazer frente ao ambiente hostil, real ou imaginário, que ameaçava suas fontes de suprimento, sua segurança pessoal e dos seus familiares.
Permeando tudo, o sentido de pertencimento, da busca de reconhecimento no grupo e da auto realização (Vide Abrahaam Maslow) bem como da necessidade de superação das próprias deficiências (inferioridade) da natureza humana.
Se você quer mais elementos em termos de neutralizadores dos sentimentos de inferioridade procure ler “Alfred Adler”, expoente da Psicologia, contemporâneo de Sigmund Freud, de quem se distanciou por discordar de alguns fundamentos da Psicanálise freudiana, ou então procure um Psicanalista de sua confiança.
LUIZ TORELLO
Psicanalista – (12) 99155 3639