Graças aos avanços tecnológicos, um número cada vez maior de pessoas tem a possibilidade de colocar em palavras as suas ideias. Se há apenas algumas décadas era necessária uma grande estrutura para produzir um manuscrito, hoje a maioria de nós carrega no bolso um computador super potente! No século XXI, basta ter acesso a um bloco de notas do celular que rapidamente transformamos ideias em palavras digitadas. Mas para muitas pessoas, o mais divertido é justamente compartilhar com os demais o que elas pensam! A internet nos permite fazer isso de maneira bastante ágil (afinal, é o que eu estou fazendo aqui com vocês!), mas não é raro que autores tenham o desejo de publicar suas produções em formato de livro. A autopublicação é uma alternativa cada vez mais atrativa para quem sonha em compartilhar seus escritos com o mundo.
Se você está aqui, imagino que tenha curiosidade sobre esse processo. Vamos explorar juntos essa opção?
E como posso publicar um livro?
A base de comparação para autopublicação é o sistema editorial tradicional. No sistema tradicional, o autor precisa ser escolhido por uma editora. Isso significa que, além de escrever o texto, a pessoa deve buscar uma empresa alinhada com os temas do livro. Depois de encontrar uma editora ou agência literária adequada, precisa passar por todo um processo de seleção antes de ter a chance de ter em mãos seu material publicado. Para autores estreantes, esse processo pode ser muito desgastante e levar anos — afinal, a editora precisa ter certeza de que terá lucro com a publicação.
Ao assinar o contrato com a editora tradicional, caberá a ela toda a responsabilidade para assegurar que o livro estará em condições de venda. O que isso significa? De forma resumida, que a editora assumirá os custos e riscos relativos à publicação e divulgação. A contrapartida é que a empresa também poderá exigir do autor alterações no manuscrito e, geralmente, terá a palavra final na apresentação do livro: capa, diagramação, estratégia de venda e até mesmo o formato final (livro físico, eBook ou audiolivro, por exemplo).
Como podemos observar, o sistema de publicação tradicional tem suas vantagens e desvantagens. A principal desvantagem é justamente a alta competitividade do mercado, especialmente para estreantes, e a perda do controle criativo sobre o seu manuscrito. Felizmente, hoje ele já não é o único caminho para quem sonha em ver seus escritos sendo comercializados e distribuídos.
Vamos conhecer a alternativa da autopublicação?
Afinal, o que é autopublicar?
Quando a pessoa opta pela autopublicação, ela está assumindo as responsabilidades da equipe editorial. Por isso mesmo essa modalidade também é conhecida como “publicação independente”. Isso significa que, ao contrário da publicação tradicional, cabe ao autor ou autora fazer o investimento financeiro inicial para viabilizar a comercialização do livro. Por outro lado, essa pessoa mantém todo o controle criativo! Sendo assim, através da autopublicação, a sua visão será realizada de acordo com o que ela mais deseja.
A autopublicação é, portanto, uma tarefa solitária? Não! Muito pelo contrário. Ao escolher esse caminho, a pessoa terá contato com diversas pessoas que trabalham no meio e que estarão disponíveis para auxiliar no processo. Cada autor pode decidir pela contratação de profissionais especialistas das mais variadas áreas: revisão, diagramação, ilustração, elaboração de capa, planejamento de marketing e muito mais.
A contratação de uma editora especializada nessa modalidade é uma possibilidade muito interessante. Ao fazê-lo, a pessoa tem a oportunidade de combinar as vantagens das duas modalidades: manter a liberdade criativa e receber orientação de uma equipe com conhecimentos do mercado editorial. Uma boa editora vai garantir o suporte necessário para realização da publicação, mas sem interferir na visão do autor.
A Tachion Editora
Desde 2011, centenas de títulos já foram publicados com o nosso suporte. Nossa editora oferece todos os serviços necessários para produzir seu livro. Cada pessoa pode escolher quais serviços serão contratados. Nossos editores estão sempre disponíveis para auxiliar nas decisões e para ajudar a realizar a visão do autor da melhor maneira possível.
Você já tem seu manuscrito em mãos? Ou apenas curiosidade sobre os próximos passos? Entre em contato conosco para bater um papo sem compromisso!